QR Codes na Educação em Química

Autores

  • Aline Grunewald Nichele IFRS
  • Eliane Schlemmer UNISINOS
  • Adriana de Farias Ramos IFRS - Campus Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.61425

Palavras-chave:

QR Code, telefone celular, tablet

Resumo

Um número cada vez maior de estudantes possuem dispositivos móveis, como smartphones e tablets, com acesso a internet e possibilidade de instalação de aplicativos com várias funcionalidades. Entre esses aplicativos estão os leitores de códigos de barras bidimensionais, como os QR Codes, aos quais podem ser associadas informações, sites, vídeos, etc. A aplicação dos QR Codes no contexto educacional pode instigar a curiosidade dos sujeitos, provocando a ação e a interação, bem como uma nova forma de produzir e acessar a informação. Nesse contexto, apresenta-se uma proposta de uso de QR Codes no âmbito da Educação em Química. Em especial, foram criados e socializados QR Codes associados a vídeos contemplando técnicas básicas de laboratório. Eles podem ser disponibilizados “in loco”, bem como em papeis, paineis e outros materiais. Com esse trabalho busca-se difundir aos docentes da área o uso educacional dos QR Codes como uma estratégia de ensino no contexto das tecnologias digitais.

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

GRUNEWALD NICHELE, A.; SCHLEMMER, E.; DE FARIAS RAMOS, A. QR Codes na Educação em Química. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.61425. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61425. Acesso em: 9 ago. 2022.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas