Geradores de Mosaicos: cobrindo o plano através do software GeoGebra

Autores

  • Jéssica Carolini da Silva Laurindo IM/PPGEMAT/UFRGS
  • Lucas Caitano IM/PPGEMAT/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.61410

Palavras-chave:

GeoGebra, computador, mosaico, registros de representação semiótica.

Resumo

Neste artigo, apresentaremos uma proposta de atividade seguida de um relato de experiência com alunos da educação básica envolvendo arte, matemática e tecnologia através da construção do que chamamos de “Geradores de Mosaicos” no software GeoGebra. Desse modo, um dos objetivos dessa pesquisa é proporcionar um ambiente em que o aluno possa interagir com o software, desenvolvendo estratégias para criar diferentes Geradores de Mosaicos e, dessa forma, promover a aprendizagem por meio dessa construção. Nesse contexto, destacamos a potencialidade do uso da tecnologia sob o ponto de vista da teoria Construcionista. Além disso, salientamos o potencial do GeoGebra no que se refere conversão de representação de registros algébricos e geométricos contribuindo para a compreensão de conceitos matemáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

CAROLINI DA SILVA LAURINDO, J.; CAITANO, L. Geradores de Mosaicos: cobrindo o plano através do software GeoGebra. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.61410. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61410. Acesso em: 7 fev. 2023.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas