Análise do impacto das Interface Gestuais em Softwares de Geometria Interativa no desempenho dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.61400Palavras-chave:
geometria interativa, teoria da carga cognitiva, interface gráfica do usuárioResumo
A interface é o principal mecanismo de interação entre os usuários e as funcionalidades do sistema. No contexto educacional, interfaces desenvolvidas de forma apropriada podem minimizar os esforços dos estudantes a aprender sobre as características da interface e direcionar sua atenção no aprendizado da geometria. Estudos indicam que interfaces que dispõe de vários elementos em tela podem prejudicar no processo de ensino-aprendizagem, em que o estudante pode sentir-se confuso em escolher qual funcionalidade deseja. Como proposta de solução deste problema, pesquisadores propõe o uso de interfaces gestuais, em que há redução do número de elementos em tela, fazendo com que os estudantes possam direcionar sua atenção ao aprendizado da geometria. Entretanto, não há estudos empíricos que evidenciam este benefício. Desta forma, este artigo apresenta os resultados de um experimento no qual investigou-se como a gestão da memória de trabalho e conhecimento em geometria pode influenciar no treinamento de usuários aprendendo a utilizar um software de geometria interativa por gestos. Os resultados experimentais não indicaram diferenças significativas entre os estudantes em relação aos escores obtidos nos testes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-12-30
Como Citar
MACEDO REIS, H.; OTRENTI FRADE, V.; RAMALHO REIS FILHO, R. Análise do impacto das Interface Gestuais em Softwares de Geometria Interativa no desempenho dos alunos. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.61400. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61400. Acesso em: 24 mar. 2023.
Edição
Seção
Teorias educacionais aplicadas à TIC
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).