Um Mapeamento Sistemático sobre o uso da Gamificação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Autores

  • Murilo Rocha Regalado UFRN/PPGSC
  • Thiago Reis da Silva UFRN/PPGSC
  • Eduardo Henrique da Silva Aranha UFRN/PPGSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.61390

Palavras-chave:

mapeamento sistemático, gamificação, ambientes virtuais de aprendizagem.

Resumo

Introdução: a gamificação surgiu como uma proposta de motivação aos alunos nos últimos anos. Hoje são encontrados estudos que atrelam a gamificação dentro de ambientes de ensino online. Objetivo: classificar os estudos já realizados em torno dessa área e analisar os resultados para identificar padrões. Método: foi realizado um mapeamento sistemático, para integrar os resultados oriundos de diversos estudos publicados anteriormente. Resultados: dos 149 estudos primários encontrados, 45 foram incluídos nesse estudo, após isso uma filtragem selecionando 17 estudos para seleção final. Conclusão: foi possível concluir através da maior incidência nos estudos, informações sobre a gamificação, os usuários e detalhamento da aplicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

ROCHA REGALADO, M.; REIS DA SILVA, T.; HENRIQUE DA SILVA ARANHA, E. Um Mapeamento Sistemático sobre o uso da Gamificação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.61390. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61390. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ambientes virtuais de aprendizagem