Gestão de qualidade de cursos a partir da percepção de estudantes egressos

Autores

  • Renato Cislaghi UFSC
  • Silvia Modesto Nassar UFSC
  • Beatriz Wilges UFSC
  • Juliana Leonardi UFSC
  • Douglas Hiura Longo UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.57667

Palavras-chave:

Acompanhamento de egresso. Apoio gerencial. Educação a distância.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é implementar um modelo para gestão da qualidade de cursos com base em avaliações realizadas pelos estudantes egressos. Assim, indicadores-chave sobre a qualidade dos cursos são apresentados aos coordenadores como informações gerenciais e norteadoras. O modelo proposto é pautado por percepções de estudantes que já fizeram o curso e podem realizar comparações com as exigências do mercado de trabalho. Os egressos são considerados em quatro grupos: os que trabalham, os que trabalham e estudam, os que somente estudam e os que nem trabalham e nem estudam. Esses quatro grupos foram alinhados com à expectativa dos coordenadores em relação aos egresso obterem colocação no mercado de trabalho por um período variável de 6 a 24 meses. Ou seja, o módulo proposto atua a partir de parâmetros definidos por prévias manifestações dos coordenadores sobre suas expectativas quanto aos egressos serem absorvidos pelo mercado de trabalho. Assim, depois de um intervalo de seis meses, após a conclusão do curso, o módulo realiza o acompanhamento dos egressos durante um período de 2 anos. Os resultados desta pesquisa trazem informações significativas para apoiar a gestão quanto à melhoria do curso. Isto pode resultar em currículos de cursos mais focados e qualificados contemplando os atuais alunos do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-07-28

Como Citar

CISLAGHI, R.; MODESTO NASSAR, S.; WILGES, B.; LEONARDI, J.; HIURA LONGO, D. Gestão de qualidade de cursos a partir da percepção de estudantes egressos. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.57667. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57667. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Avaliação