O ensino e aprendizagem dos objetos reta e desigualdades com o GrafEq: uma abordagem com vistas à Teoria dos Registros de Representação Semiótica

Autores

  • Fabrício Fernando Halberstadt PPGEM&EF/UFSM
  • Leandra Anversa Fioreze PPGEM&EF/UFSM – UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.57665

Palavras-chave:

Registros de Representação Semiótica, geometria analítica, reta, desigualdades, GrafEq.

Resumo

Este trabalho apresenta alguns resultados do delineamento de uma pesquisa de mestrado a qual teve por principal objetivo estudar o processo de compreensão de conceitos e propriedades da Geometria Analítica do Ensino Médio com o uso do software GrafEq. Como aporte teórico adotou-se a Teoria dos Registros de Representações Semióticas de Raymond Duval devido ao papel importante das representações na compreensão dos conceitos matemáticos. Com o intuito de propiciar a coordenação entre os registros de representação geométrico e algébrico da Geometria Analítica, as atividades que compõem a sequência didática foram planejadas com o uso do software GrafEq, permitindo que o aluno realizasse diversas experimentações envolvendo esses registros. Apresenta-se nesse trabalho uma análise sobre os resultados referentes a atividades elaboradas sobre os objetos reta e desigualdades e dinamizadas junto a turma de alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da cidade de Santa Maria/RS. Os resultados apontam para a consolidação do reconhecimento desses objetos nos seus diferentes registros de representação semiótica, condição prioritária para a sua compreensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-07-28

Como Citar

FERNANDO HALBERSTADT, F.; ANVERSA FIOREZE, L. O ensino e aprendizagem dos objetos reta e desigualdades com o GrafEq: uma abordagem com vistas à Teoria dos Registros de Representação Semiótica. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.57665. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57665. Acesso em: 2 fev. 2023.

Edição

Seção

Tecnologia na educação