O Uso da Trajetória de Aprendizagem do Aluno em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Autores

  • Eduardo José de Borba DCC/UDESC
  • Isabela Gasparini PPGCA e PPGECMT, DCC/UDESC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.57664

Palavras-chave:

trajetória de aprendizagem, ambiente virtual de aprendizagem, captura e visualização.

Resumo

Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem produzem quantidades de dados significativas sobre a interação dos alunos com o ambiente. A trajetória da aprendizagem representa o caminho utilizado pelos alunos para alcançar os objetivos educacionais e pode ser obtida pela da análise desses dados. Através da análise da trajetória de aprendizagem, o professor pode retirar importantes informações sobre o comportamento dos alunos. O objetivo desse trabalho é realizar uma fundamentação da trajetória de aprendizagem, desde sua captura até a visualização, e descrever uma proposta de ferramenta para a análise da trajetória. Foram realizados levantamentos sobre as principais técnicas relacionadas à trajetória de aprendizagem e de trabalhos que realizaram esse tipo de análise. O resultado esperado é a criação de uma ferramenta para a captura e visualização de forma automática da trajetória que permita ao professor entender o comportamento de seus alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-07-28

Como Citar

JOSÉ DE BORBA, E.; GASPARINI, I. O Uso da Trajetória de Aprendizagem do Aluno em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.57664. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57664. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

MOOC/EAD