SEMES: Um Sistema Educacional Móvel para o Ensino de Engenharia de Software

Autores

  • Nemésio Freitas Duarte Filho Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP) - Universidade de São Paulo. Caixa Postal 13.566-590 - São Carlos - SP - Brasil
  • Gabriel Antônio Tavares Conrado Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP) - Universidade de São Paulo. Caixa Postal 13.566-590 - São Carlos - SP - Brasil
  • Henrique Forioni de Lima Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP) - Universidade de São Paulo. Caixa Postal 13.566-590 - São Carlos - SP - Brasil
  • Ellen Francine Barbosa Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP) - Universidade de São Paulo. Caixa Postal 13.566-590 - São Carlos - SP - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.57652

Resumo

A aprendizagem móvel vem sendo utilizada em diversas áreas do
conhecimento, flexibilizando o apoio e a disseminação de conhecimento. O ensino na área da Computação, juntamente com os seus sub-temas, podem ser apoiados pela aprendizagem móvel. Neste contexto, este trabalho discute o desenvolvimento de um sistema educacional móvel com foco na disciplina de Engenharia de Software, denominado SEMES. O conteúdo educacional do sistema foi modelado seguindo a abordagem AIM-CID, sendo avaliado por especialistas e usuários. Os resultados experimentais demostram que o sistema apresenta um layout bem estruturado, garantindo maior usabilidade, cognição e facilidade de aprendizagem por parte dos aprendizes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-07-28

Como Citar

FREITAS DUARTE FILHO, N.; ANTÔNIO TAVARES CONRADO, G.; FORIONI DE LIMA, H.; FRANCINE BARBOSA, E. SEMES: Um Sistema Educacional Móvel para o Ensino de Engenharia de Software. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.57652. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57652. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

Mobile learning