Possíveis Aplicações do Arduino em Equipamentos Interativos de Ambientes Planejados à Educação Não Formal: uma Proposta Equivalente nas Escolas

Autores

  • Osmar Henrique Moura da Silva Departamentos de Física e Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Londrina – Londrina – PR – Brasil
  • Luis Carlos Mathias Departamentos de Física e Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Londrina – Londrina – PR – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.57648

Palavras-chave:

placa Arduino, experimentos interativos, museus de ciência e tecnologia, escolas.

Resumo

Ambientes planejados para educação não formal, como museus de ciência e tecnologia e similares, são compostos de uma variedade de aparatos com os quais o público interage, majoritariamente, ou por manuseio de manivelas ou por aperto de botões. Dentro de uma perspectiva de entretenimento, os experimentos desenvolvidos desse último tipo, cuja automatização é feita por uma equipe especializada do setor, influenciaram o apelido da atividade museal em geral de interatividade push-button. Desse modo, os equipamentos são percebidos como confiáveis “brinquedos”, compostos por comandos que conduzem o que fazer e observar, além de textos explicativos direcionados ao público alvo. Neste trabalho busca-se esclarecer como se podem fazer algumas das mais comuns automatizações dos equipamentos interativos desses ambientes de educação não formal por uso da placa Arduino. Seguindo algumas recomendações na literatura, objetiva-se incentivar aquela parcela de educadores de física e/ou ciências aí afora, que comumente se interessa em confeccionar experimentos de baixo custo para demonstrá-los em suas aulas, em aderir também propostas automatizadas como as aqui exemplificadas e implantá-las no acervo do laboratório de suas escolas.

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Publicado

2015-07-28

Como Citar

HENRIQUE MOURA DA SILVA, O.; CARLOS MATHIAS, L. Possíveis Aplicações do Arduino em Equipamentos Interativos de Ambientes Planejados à Educação Não Formal: uma Proposta Equivalente nas Escolas. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.57648. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57648. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Robótica Educacional