Vídeos, Questões e Desempenho: uma análise quantitativa em cursos de engenharia

Autores

  • Alberto Bastos do Canto Filho PPGIE – UFRGS
  • José Valdeni de Lima PPGIE – UFRGS
  • Carla Schwengber ten Caten Escola de Engenharia – UFRGS
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco PPGIE - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.53548

Palavras-chave:

vídeo, motivação, aprendizagem baseada em problema

Resumo

A contribuição deste artigo é uma análise quantitativa de resultados obtidos numa metodologia em que são utilizados vídeos de curta duração e questões complexas como complemento a aulas expositivas tradicionais. Foi realizada uma investigação envolvendo 210 estudantes de diversos cursos de engenharia divididos em dois grupos: o grupo de controle com aulas tradicionais e o grupo experimental, que teve acesso a conteúdo complementar constituído por vídeos de curta duração produzidos por estudantes e questões complexas. A avaliação quantitativa realizada mostrou que os estudantes pertencentes ao grupo experimental tiveram um desempenho melhor do que o grupo de controle.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-28

Como Citar

BASTOS DO CANTO FILHO, A.; VALDENI DE LIMA, J.; SCHWENGBER TEN CATEN, C.; MARGARIDA ROCKENBACH TAROUCO, L. Vídeos, Questões e Desempenho: uma análise quantitativa em cursos de engenharia. RENOTE, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.53548. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/53548. Acesso em: 6 fev. 2023.

Edição

Seção

Tecnologia na educação