O Design Participativo e as Ferramentas para a Autoria de Conteúdos em Ambientes Imersivos Educacionais

Autores

  • Leander de Oliveira PPGComp, FURG
  • Danúbia Bueno Espíndola PPGComp, FURG
  • Marilia Abrahão Amaral PPGTE, UTFPR
  • Zelia Couto FURG
  • Debora Pereira Laurino FURG

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.53540

Palavras-chave:

Design de Interação, Design Participativo, Ambientes Imersivos Educacionais, Autoria

Resumo

A partir da definição de abordagens que permitem envolver o usuário no processo  de  desenvolvimento,  dentre  elas  o  Design  Participativo  e  o  Design  de Interação, é discutido o processo de autoria para os ambientes imersivos educacionais. Diante desse cenário, observa-se que os atores/autores deste processo poderiam possibilitar diferentes considerações e reflexões no desenvolvimento destes ambientes. Esse artigo tem como objetivo apresentar um levantamento de softwares indicados para o processo de autoria dos ambientes desta natureza. Foi realizada uma avaliação dos softwares e posterior discussão para incorporá-los em abordagens participativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-28

Como Citar

DE OLIVEIRA, L.; BUENO ESPÍNDOLA, D.; ABRAHÃO AMARAL, M.; COUTO, Z.; PEREIRA LAURINO, D. O Design Participativo e as Ferramentas para a Autoria de Conteúdos em Ambientes Imersivos Educacionais. RENOTE, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.53540. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/53540. Acesso em: 27 jan. 2023.

Edição

Seção

Tecnologia na educação