A PRÁTICA DE MULTILETRAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR PÚBLICO: RELATANDO EXPERIÊNCIAS NA PRODUÇÃO DE NARRATIVAS DIGITAIS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Anidene de Siqueira Cecchin PPGTER/UFSM
  • Susana Cristina dos Reis DLEM/UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.53514

Palavras-chave:

Narrativa Digital. Produção Textual. Multiletramentos

Resumo

O trabalho de produção escrita utilizando narrativas digitais é uma abordagem de ensino pouco utilizada no contexto escolar. Tendo por base esse pressuposto, este trabalho tem por objetivo reportar práticas didático-pedagógicas de multiletramentos, por meio da produção de narrativas digitais, as quais se orientam a partir do processo de construção e desconstrução de gêneros, com vistas a desenvolver uma abordagem pedagógica de ensino sistematizada em etapas. Essas experiências foram realizadas nos últimos três anos no contexto escolar de uma escola pública, nas quais foram construídas narrativas digitais que abordassem os diferentes gêneros, tais como: Relato Pessoal; Relato de Viagem; Documentário Narrativo. Os resultados dessas experiências apontam para motivação dos alunos na escrita criativa ao usar tecnologias, bem como no aperfeiçoamento de competências e habilidades exigidas para interagir na contemporaneidade por meio da linguagem e multiletramentos na sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-28

Como Citar

DE SIQUEIRA CECCHIN, A.; CRISTINA DOS REIS, S. A PRÁTICA DE MULTILETRAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR PÚBLICO: RELATANDO EXPERIÊNCIAS NA PRODUÇÃO DE NARRATIVAS DIGITAIS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.53514. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/53514. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia na educação