Análise das técnicas de Gamificação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Autores

  • Ana Carolina Tomé Klock Departamento de Ciência da Computação - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Joinville - SC
  • Mayco Farias de Carvalho Departamento de Ciência da Computação - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Joinville - SC
  • Brayan Eduardo Rosa Departamento de Ciência da Computação - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Joinville - SC
  • Isabela Gasparini Departamento de Ciência da Computação - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Joinville - SC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.53496

Palavras-chave:

AVA, gamificação, engajamento, motivação

Resumo

A gamificação  está relacionada  ao uso de elementos  de jogos em contextos não relacionados com jogos. Atualmente,  diferentes  áreas fazem uso de sistemas gamificados,  tais como entretenimento, saúde e especialmente  a educação,  uma vez que a gamificação  fornece  uma alternativa  para engajar e motivar os estudantes durante o processo de aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo investigar as técnicas de gamificação existentes e analisar quais técnicas são utilizadas nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Dez diferentes AVAs foram investigados. Como resultado, das onze diferentes técnicas levantadas na literatura, seis estão presentes nos ambientes estudados. Desta forma, percebe-se o potencial da gamificação relacionada à educação.

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Publicado

2014-12-28

Como Citar

CAROLINA TOMÉ KLOCK, A.; FARIAS DE CARVALHO, M.; EDUARDO ROSA, B.; GASPARINI, I. Análise das técnicas de Gamificação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. RENOTE, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.53496. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/53496. Acesso em: 4 jul. 2022.

Edição

Seção

Games e aplicativos