VISUAL JO2: Um Objeto de Aprendizagem para o Ensino de Programação Java a Deficientes Físicos e Auditivos através do Estímulo Visual – Um Estudo de Caso

Autores

  • Maikon Igor da Silva Soares IFCE
  • Corneli Gomes Furtado Júnior IFCE
  • Lidiane Castro Silva UECE
  • Francisco Carlos de Mattos Brito de Oliveira UECE
  • Rafael Bezerra de Oliveira IFCE
  • Nelson Alex Silva Lima UECE
  • Éder Furtado Soares Dell Computadores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.53459

Palavras-chave:

Objeto de Aprendizagem, Java, Acessibilidade

Resumo

Neste trabalho apresentamos o Visual JO2, um objeto de aprendizagem acessível, que tem por objetivo o ensino de linguagem de programação Java a pessoas com deficiência física e auditiva através do estímulo visual. O Visual JO2 foi aplicado a quatro equipes de testes com doze membros cada, todos portadores de deficiência, tratados como alunos de um curso piloto, e os resultados apresentados neste trabalho. A metodologia de testes utilizada permite a construção de um conteúdo educacional de qualidade, adequado às necessidades de um público bastante exigente.

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Publicado

2014-12-28

Como Citar

IGOR DA SILVA SOARES, M.; GOMES FURTADO JÚNIOR, C.; CASTRO SILVA, L.; CARLOS DE MATTOS BRITO DE OLIVEIRA, F.; BEZERRA DE OLIVEIRA, R.; ALEX SILVA LIMA, N.; FURTADO SOARES, Éder. VISUAL JO2: Um Objeto de Aprendizagem para o Ensino de Programação Java a Deficientes Físicos e Auditivos através do Estímulo Visual – Um Estudo de Caso. RENOTE, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.53459. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/53459. Acesso em: 2 fev. 2023.

Edição

Seção

Objetos de aprendizagem