PRÁTICA EDUCATIVA USANDO A PLATAFORMA SIENA PARA O ENSINO DE ECOLOGIA NO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Caroline Medeiros Martins de Almeida Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil
  • Paulo Tadeu Campos Lopes Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.50428

Palavras-chave:

sequência didática eletrônica, ecologia, SIENA, lúdico, TIC.

Resumo

Diante da necessidade de tornar as aulas de Ciências mais atrativas para os estudantes, o professor precisa criar novas estratégias para aumentar o interesse e o entusiasmo do aluno em sala de aula. Pensando nisso, este trabalho teve como objetivo investigar as possíveis contribuições de uma sequência didática eletrônica, utilizando atividades lúdicas, na plataforma SIENA, nos processos de ensino e aprendizagem em conteúdos de Ecologia. Para tanto, foi desenvolvida uma sequência didática eletrônica com conteúdos de Ecologia do 6° ano do Ensino Fundamental e avaliados, através de pré-teste e pós-teste, a aquisição destes pelos alunos e o grau de satisfação em realizar as atividades. A comparação das respostas entre os testes revelou que a maioria dos alunos teve desempenho melhor no pós-teste, o que indica que a sequência didática eletrônica pode ser útil ao professor, na promoção da aprendizagem desses conteúdos e no estreitamento da lacuna entre o aluno e o conhecimento. Os resultados também demonstram que é possível revisar e aprender conteúdos de Ecologia de forma mais simples e divertida.

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Publicado

2014-07-18

Como Citar

MEDEIROS MARTINS DE ALMEIDA, C.; TADEU CAMPOS LOPES, P. PRÁTICA EDUCATIVA USANDO A PLATAFORMA SIENA PARA O ENSINO DE ECOLOGIA NO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.50428. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/50428. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos