Análise de Usabilidade de Sistemas de Geometria Interativa para Tablets

Autores

  • Helena Macedo Reis Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC Universidade de São Paulo - USP São Carlos, Brasil
  • Simone de Sousa Borges Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC Universidade de São Paulo - USP São Carlos, Brasil
  • Seiji Isotani Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC Universidade de São Paulo - USP São Carlos, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.50356

Palavras-chave:

geometria interativa, teste de usabilidade, interface de toque

Resumo

Em sistemas de geometria interativa (GI), a interface gráfica do usuário é um importante elemento, pois a visualização dos objetos geométricos e as informações apresentadas aos usuários colaboram para a compreensão dos conceitos estudados. Interfaces desenvolvidas sem o apoio de padrões de usabilidade e/ou de diretrizes pedagógicas podem contribuir para aumentar o repúdio dos estudantes e professores em perseverarem na utilização de tais sistemas. Este artigo apresenta os resultados da avaliação da usabilidade de três sistemas de GI, nos quais a interação é realizada por meio do toque/gestos. Os sistemas foram avaliados por cinco especialistas em Engenharia da Computação com conhecimentos em usabilidade e sistemas de geometria interativa. Utilizou-se técnicas de avaliação heurística para mapear problemas relacionados à usabilidade. Observou-se que o sistema que possui interação somente por meio de gestos, quando comparado com os demais, apresentou menos problemas. No final do artigo, são feitas considerações sobre importantes diretrizes que podem ser utilizadas no desenvolvimento de interfaces de sistemas de GI com interação por meio de toque/gestos.

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Publicado

2014-07-18

Como Citar

MACEDO REIS, H.; DE SOUSA BORGES, S.; ISOTANI, S. Análise de Usabilidade de Sistemas de Geometria Interativa para Tablets. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.50356. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/50356. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos