Inovação tecnológica e tensões curriculares: a inserção do docente no processo de criação de artefatos culturais tecnológicos

Autores

  • Alaim Souza Neto UDESC
  • Geovana Mendonça Lunardi Mendes UDESC
  • Thiago Rafael Ferreira Marques SENAC/SC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.50353

Palavras-chave:

Inovação tecnológica e pedagógica, Estruturas curriculares, Jogos educativos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar a apropriação pedagógica de artefatos culturais tecnológicos desenvolvidos com a participação direta do docente no processo de criação e design destes artefatos. O trabalho tem como foco principal a discussão e compreensão de como estes artefatos se estabelecem na escola e como eles podem vir a impactar as estruturas curriculares, buscando assim problematizar e debater acerca as inovações tecnológicas e pedagógicas. São apresentados e debatidos ainda os resultados empíricos relacionados a uma experiência de design colaborativo de um jogo digital e seu uso em salas de aula do ensino fundamental de uma escola pública.

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Publicado

2014-07-18

Como Citar

SOUZA NETO, A.; MENDONÇA LUNARDI MENDES, G.; RAFAEL FERREIRA MARQUES, T. Inovação tecnológica e tensões curriculares: a inserção do docente no processo de criação de artefatos culturais tecnológicos. RENOTE, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.50353. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/50353. Acesso em: 17 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos