Uma Proposta de Uso da Metodologia WebQuest para o Ensino e Aprendizagem de Literatura

Autores

  • Nataniel Mendes da Silva mestrando do Programa de Pós-Graduação Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão
  • João Batista Bottentuit Junior Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.50341

Palavras-chave:

WebQuest, Tecnologias da Informação e Comunicação, Web 2.0

Resumo

As constantes transformações sociais engendram, na mesma proporção, transformações educacionais. A relativa popularização de computadores e dispositivos móveis conectados à internet trouxe significativos avanços para a educação. Professores e alunos estão constantemente descobrindo novas formas de ensinar e aprender. Uma dessas formas é metodologia de pesquisa orientada na Web, a WebQuest. O presente artigo apresenta um caso prático, a WebQuest Aventura na Web com Clarice Lispector, desenvolvida com alunos da terceira do ensino médio de uma escola pública em São Luís. A pesquisa mostra que a utilização da metodologia WebQuest, associada às ferramentas da Web 2.0, estimula a autoria, criatividade e o trabalho colaborativo, facilitando e redimensionando, assim, o processo ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-07-18

Como Citar

MENDES DA SILVA, N.; BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR, J. Uma Proposta de Uso da Metodologia WebQuest para o Ensino e Aprendizagem de Literatura. RENOTE, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.50341. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/50341. Acesso em: 6 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos