Aplicação de Técnicas de Aprendizagem de Máquina em Objetos de Aprendizagem baseado em Software: um Mapeamento Sistemático a partir das Publicações do SBIE

Autores

  • Clébia Alves Beserra UAST - UFRPE
  • Cleyton Carvalho da Trindade UAST - UFRPE
  • Ellen Poliana Ramos Souza UAST - UFRPE
  • Cleyton Vanut Cordeiro de Magalhães CIn - UFPE
  • Ronnie Edson de Souza Santos CIn - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.50339

Palavras-chave:

aprendizado de Máquina, objetos de aprendizagem, mapeamento sistemático.

Resumo

Pesquisadores da área educacional buscam melhores formas de aplicação de práticas em sala de aula visando permitir uma melhor aquisição do conhecimento. Geralmente são propostas ferramentas que possam auxiliar no desenvolvimento desta área, com o auxílio de técnicas de desenvolvimento mais avançadas como é o caso da Aprendizagem de Máquina. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo mapear de que forma as técnicas de aprendizagem de máquina são utilizadas nos objetos de aprendizagem utilizando a técnica de pesquisa de Mapeamento Sistemático. Os artigos analisados pertencem ao acervo do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) abrangendo os anos de 2003 a 2012.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-07-18

Como Citar

ALVES BESERRA, C.; CARVALHO DA TRINDADE, C.; POLIANA RAMOS SOUZA, E.; VANUT CORDEIRO DE MAGALHÃES, C.; EDSON DE SOUZA SANTOS, R. Aplicação de Técnicas de Aprendizagem de Máquina em Objetos de Aprendizagem baseado em Software: um Mapeamento Sistemático a partir das Publicações do SBIE. RENOTE, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.50339. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/50339. Acesso em: 8 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos