Explorando a interação e a colaboração no ensino fundamental usando uma ferramenta Wiki: um estudo de caso em Farroupilha – RS

Autores

  • Miriam Noering Klemann UFRGS
  • Clevi Elena Rapkiewicz UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.50281

Palavras-chave:

wiki, autoria, colaboração, interação

Resumo

Com o advento da Web 2.0 muitas ferramentas que permitem a interação entre os usuários e a autoria colaborativa encontram-se disponíveis, entre elas a wiki. Neste artigo foram analisadas as publicações de informática na educação de duas revistas e dois eventos no Brasil nos últimos 5 anos que mencionavam o uso de Wiki e verificou-se que esta ferramenta de fato é propícia para promover a interação e colaboração desenvolvendo a autoria. Visando ampliar este uso foi feita uma capacitação de professores e analisada a forma de uso com os alunos da educação básica e, percebeu-se que seu uso favorece ensino e a aprendizagem, a depender, sobretudo, das estratégias pedagógicas utilizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-07-18

Como Citar

NOERING KLEMANN, M.; ELENA RAPKIEWICZ, C. Explorando a interação e a colaboração no ensino fundamental usando uma ferramenta Wiki: um estudo de caso em Farroupilha – RS. RENOTE, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.50281. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/50281. Acesso em: 30 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos