TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: interações à luz da sustentabilidade ambiental no viés das redes sociais

Autores

  • Everton Bedin Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Regina Barwaldt Universidade Federal do Rio G

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.49842

Palavras-chave:

Rede Social. Sustentabilidade Ambiental. Interação. Tecnologias na Educação e Informação.

Resumo

Este artigo traz a tona resultados sobre interações discentes nas redes sociais como suporte aos ambientes de aprendizagem à luz da Sustentabilidade Ambiental no Ensino Médio Politécnico, enfatizando os processos de ensino e aprendizagem de modo virtual, entretida e com a participação dialógica e ativa dos estudantes. Visou-se explorar, por meio das interações, as concepções que os estudantes carregam sobre a Sustentabilidade Ambiental no viés das redes sociais. A metodologia abordada foi de cunho exploratório, partindo de uma pesquisa com perspectivas qualitativa e quantitativa. Os dados de forma qualitativa foram analisados por meio da Análise Textual Descritiva e os dados de forma quantitativa analisados por meio da Teoria de Grafo. O presente estudo constatou a solicitude e a abertura dos saberes dos estudantes no que diz respeito às ações de cunho ambiental e que as mudanças devem prover de projetos e ações educacionais que usufruam dos recursos tecnológicos dentro das instituições de ensino, a fim de envolverem os diferentes mecanismos para a amplitude e proliferação das ações e dos processos ambientais, indicando a iniciativa e o incentivo dos estudantes em trabalharem ativamente e criticamente na teia das tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-07-18

Como Citar

BEDIN, E.; BARWALDT, R. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: interações à luz da sustentabilidade ambiental no viés das redes sociais. RENOTE, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.49842. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/49842. Acesso em: 28 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos