TECNOLOGIAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO E O ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Katia Denise Costa Berni Universidade Federal de Pelotas
  • Christiano Martino Otero Avila Universidade Federal de Pelotas
  • Rosaria Ilgenfritz Sperotto Universidade Federal de Pelotas
  • Xavier Muianga Universidade Eduardo Mondlane

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.49838

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem, Sites de Rede Sociais, Educação, Nativos digitais.

Resumo

Este artigo apresenta os esforços  do grupo de pesquisa Comunicação,  Cultura, Tecnologias e Modos  de Subjetivação (CocTec)1,  da Faculdade de Educação da Universidade  Federal  de Pelotas (UFPel) em mapear o uso das mídias digitais por seus  alunos, nativos digitais, nascidos após 1990,  problematizando o uso deste dispositivo como apoio  ao ensino e aprendizagem e construção de conhecimento no ensino superior. São sujeitos desta pesquisa os alunos da UFPel nos cursos  de bacharelado  e  licenciatura  matriculados  no 2ª  semestre  de 2013 (exceto  os ingressantes).  Os dados foram capturados por um instrumento  online disponibilizado  junto à matrícula  do aluno.  Com esta pesquisa  constatou-se  que tanto  para estudantes como para os professores  os Sites  de Redes  Sociais  (SRS)  apresenta-se como uma ferramenta  tecnológica pedagógica, servindo para: pesquisar conteúdos; realizar tarefas escolares; comunicar-se, enviar e receber materiais através do serviço de e-mail. Por outro lado, os SRS avançam e alargam as possibilidades  de comunicação  e  interação.  O presente  texto   está  dividido em  uma  parte introdutória  sobre o aluno  da contemporaneidade,  um debate  sobre  a utilização  dos SRS  no ensino e aprendizagem, um relato das principais revelações da pesquisa e considerações finais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-07-18

Como Citar

DENISE COSTA BERNI, K.; MARTINO OTERO AVILA, C.; ILGENFRITZ SPEROTTO, R.; MUIANGA, X. TECNOLOGIAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO E O ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. RENOTE, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.49838. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/49838. Acesso em: 1 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos