E-BIACS: Um Sistema para a Construção de Ambientes Virtuais para Aprendizagem Baseada em Problemas

Autores

  • Marcos Feier Fróes UFRGS
  • Eduardo Ribas Santos UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.49832

Palavras-chave:

aprendizagem baseada em problemas, ambientes complexos de aprendizagem, sistemas de recomendação.

Resumo

No desenvolvimento de ambientes virtuais para aprendizagem, é fundamental levar em conta a abordagem pedagógica. Neste artigo apresentamos um sistema para a construção de ambientes virtuais para aprendizagem, onde princípios construtivistas são desenvolvidos a partir de uma abordagem baseada em problemas. O sistema foi aplicado no domínio de gestão de projetos e o ambiente construído foi avaliado por gerentes de projetos. Na avaliação dos participantes, o ambiente proporcionou atividades autênticas, as ações foram organizadas de forma a despertar a curiosidade, os recursos instrucionais recomendados estavam contextualizados com as situações problemáticas e foram considerados adequados no processo de elucição dos problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-07-18

Como Citar

FEIER FRÓES, M.; RIBAS SANTOS, E. E-BIACS: Um Sistema para a Construção de Ambientes Virtuais para Aprendizagem Baseada em Problemas. RENOTE, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.49832. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/49832. Acesso em: 3 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos