Os egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria e as TIC: um estudo exploratório

Autores

  • Giséli Duarte Bastos PPGECQV/UFSM
  • Karina Oliveira de Freitas PPGTER/UFSM
  • Débora Marshall CTISM/UFSM
  • Cláudia Smaniotto Barin CCNE/UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.44740

Palavras-chave:

ensino de ciências, tecnologias informação e da comunicação, formação docente, biologia.

Resumo

Este trabalho objetivou verificar o perfil dos egressos, de 2000 a 2012, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bem como identificar o papel do Curso na formação para utilização pedagógica das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e sua relação com essas tecnologias em suas práticas docentes. A metodologia foi pautada em uma pesquisa exploratória, de abordagem quali-quantitativa e teve como instrumento de coleta um questionário eletrônico do tipo survey enviado aos licenciados. Os dados demonstraram que a maioria afirma ter sido capacitada durante o curso para utilização das TIC, porém, apresenta dificuldades em como explorar as potencialidades desses recursos tecnológicos. Além disso, grande parte identifica os alunos mais participativos e motivados na aula quando utilizam tecnologias. Assim, percebe-se a necessidade de uma melhor formação inicial para o uso pedagógico das TIC, considerando, entre outros fatores, o potencial motivador desses recursos no Ensino de Ciências/Biologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-28

Como Citar

DUARTE BASTOS, G.; OLIVEIRA DE FREITAS, K.; MARSHALL, D.; SMANIOTTO BARIN, C. Os egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria e as TIC: um estudo exploratório. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44740. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44740. Acesso em: 28 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos