Estratégias de Aprendizagem Utilizadas por Alunos do Curso de Pedagogia de uma IES Pública do Estado do Paraná Ofertado a Distância

Autores

  • Natália Moraes Góes UEL
  • Marilza Aparecida Pavesi UEL
  • Paula Mariza Zedu Alliprandini UEL

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.44737

Palavras-chave:

Estratégias de aprendizagem, educação a distância (EaD), processamento da informação, pedagogia.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi verificar o uso de estratégias de aprendizagem utilizadas por alunos de um curso de Pedagogia ofertado a distância de uma IES pública do Estado do Paraná. Participaram da pesquisa 1089 alunos de um curso de Pedagogia, sendo 1076 do sexo feminino e 13, do masculino, com idade entre 25 a 69 anos. Para a coleta de dados foi disponibilizada na plataforma do curso a “Escala de Estratégias de Aprendizagem (EEA)” validada por Zerbini, Carvalho e Abbad (2008), composta pelos fatores: controle da emoção, busca de ajuda interpessoal, repetição e organização, controle da motivação, elaboração, busca de ajuda no material didática e monitoramento da compreensão. Por meio da análise de variância, os resultados evidenciaram diferenças significativas entre os fatores de análise propostos pela escala, sendo o monitoramento da compreensão e controle da emoção, os fatores que apresentaram menor frequência. Os resultados trazem importantes implicações educacionais para o processo ensino-aprendizagem na EaD.

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Publicado

2013-12-28

Como Citar

MORAES GÓES, N.; APARECIDA PAVESI, M.; MARIZA ZEDU ALLIPRANDINI, P. Estratégias de Aprendizagem Utilizadas por Alunos do Curso de Pedagogia de uma IES Pública do Estado do Paraná Ofertado a Distância. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44737. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44737. Acesso em: 7 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos