Problematização dos MOOC na atualidade: Potencialidades e Desafios

Autores

  • Cláudia Smaniotto Barin Centro de Ciências Naturais e Exatas – UFSM
  • Fábio da Purificação de Bastos Centro de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino – UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.44707

Palavras-chave:

cursos aberto massivos online, aprendizagem em rede, tecnologias da informação e comunicação, inovação disruptiva

Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar o desenvolvimento dos cursos abertos massivo online
(MOOC), suas potencialidades, desafios e perspectivas na atualidade. O estudo consiste de uma revisão bibliográfica. Realizou-se, para isso, a mineração de trabalhos científicos sobre o assunto no Portal de Periódicos CAPES utilizando como palavras- chave “MOOC” e “Massive Open Online Courses”, priorizando-se artigos avaliados por pares e publicados nos últimos cinco anos (2008-2013). Após criteriosa análise foram selecionados 16 artigos que possuíam como descritores os termos: “perspectives”, “advances” ou “challenges”. Os dados obtidos apontam para as potencialidades dos MOOC como forma de socialização do aprendizado de qualidade e com baixo custo, oportunizando a formação e capacitação da população, alterando os espaços de ensinar e aprender, requerendo em contrapartida uma nova postura das instituições de ensino e seus profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-28

Como Citar

SMANIOTTO BARIN, C.; PURIFICAÇÃO DE BASTOS, F. da. Problematização dos MOOC na atualidade: Potencialidades e Desafios. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44707. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44707. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos