Reflexões sobre a lousa digital como recurso pedagógico a partir da abordagem sociointeracionista

Autores

  • Daniel de Carli IFRS
  • Eliana Maria do Sacramento Soares UCS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.44704

Palavras-chave:

tecnologias digitais interativas, pedagógico, sociointeracionista, lousa digital.

Resumo

Vivemos em uma época de transformações socioculturais advindas da presença das TDs (tecnologias digitais) nas relações humanas. A escola, imersa nesse cenário, não pode desconsiderar que as TDs estão presentes em todas as áreas do conhecimento humano e implicam em novas formas de ser e de estar. Diante disso, o texto apresenta a análise de um recorte do corpus de um estudo de caso que analisa o uso pedagógico da lousa digital em uma turma do 3º ano do ensino fundamental. Inicialmente, o texto contextualiza o perfil do aluno na contemporaneidade, conceitua os termos TDI (tecnologia digital interativa) e interação, e, posteriormente, com base na Teoria Sociointeracionista de Vygotsky, apresenta uma discussão norteando formas de uso pedagógico da lousa digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-28

Como Citar

DE CARLI, D.; MARIA DO SACRAMENTO SOARES, E. Reflexões sobre a lousa digital como recurso pedagógico a partir da abordagem sociointeracionista. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44704. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44704. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos