Um Sistema de Following para ampliar a interação em Comunidades de Prática

Autores

  • Matheus Pereira Universidade de Caxias do Sul (UCS) – RS
  • João Luis Tavares da Silva Universidade de Caxias do Sul (UCS) – RS
  • Elisa Boff Universidade de Caxias do Sul (UCS) – RS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.44702

Palavras-chave:

Colaboração, Comunidades de Prática, Sistemas de Recomendação, Ambientes de Aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta um sistema de following, de usuários e temas, desenvolvido para ampliar e estimular a interação entre os participantes de comunidades de prática. Neste ambiente, conhecer e interagir com outros indivíduos é fundamental no processo de aprendizagem e a existência de ferramentas que apoiem as práticas é o que define o sucesso de uma comunidade. Esta rede de relacionamentos representa um interesse distribuído dos participantes por determinados assuntos. O sistema de following captura e representa estes interesses de modo a considerá-los para recomendações na plataforma CoPPLA. É por meio destas sugestões oferecidas pelo sistema de recomendação, que os usuários são convidados a colaborar com outros participantes ou a conhecer novos temas de interesse.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-28

Como Citar

PEREIRA, M.; LUIS TAVARES DA SILVA, J.; BOFF, E. Um Sistema de Following para ampliar a interação em Comunidades de Prática. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44702. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44702. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos