Repercussões de um Projeto de Monitoria em um Laboratório de Informática para a Formação dos Monitores

Autores

  • Roger de Abreu Silva PPGEDUCEM/PUCRS
  • Rosana Maria Gessinger PPGEDUCEM/PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.44441

Palavras-chave:

monitoria, laboratório de informática, informática na educação, aprendizagem colaborativa, construcionismo

Resumo

O presente artigo apresenta as etapas e os resultados de uma pesquisa, realizada em uma escola pública do município de Sapucaia do Sul, que buscou identificar quais contribuições um Projeto de Monitoria em um Laboratório de Informática trouxe para a formação dos respectivos monitores. Para identificarmos essas contribuições, partimos das questões de pesquisa: Quais mudanças de atitudes a participação em um projeto de monitoria provoca nos monitores? Quais conhecimentos são construídos pelos monitores que participam do Projeto de Monitoria no Laboratório de Informática? E de que forma um Projeto de Monitoria em um Laboratório de Informática contribui para os processos de ensino e de aprendizagem na área de matemática? Para chegarmos às respostas, procedemos à coleta de dados por meio de relatórios elaborados pelos monitores durante seu período de ação no laboratório de informática, de entrevistas realizadas com os professores e das anotações e observações feitas no diário de campo do laboratorista. Utilizamos a abordagem qualitativa e, para a realização da análise dos dados, empregamos o método da Análise Textual Dicursiva (ATD).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-28

Como Citar

DE ABREU SILVA, R.; MARIA GESSINGER, R. Repercussões de um Projeto de Monitoria em um Laboratório de Informática para a Formação dos Monitores. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44441. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44441. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos