Tecnologia na aula de matemática: a importância do potencial semiótico

Autores

  • Vandoir Stormowski PUCRS
  • Maria Alice Gravina UFRGS
  • José Valdeni de Lima UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.44439

Palavras-chave:

potencial semiótico, professores, geometria dinâmica

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar a importância da identificação, por parte dos professores de matemática, do potencial semiótico dos softwares de geometria dinâmica. A partir de uma revisão bibliográfica, apresenta a relevância dos diferentes registros de representação semiótica para a aprendizagem em matemática, e contempla as implicações da abordagem instrumental quando da inserção dos recursos tecnológicos digitais na sala de aula. É a capacidade de relacionar conceitos matemáticos (identificáveis no software) com signos e significados que emergem do uso da ferramenta ou da realização da tarefa, que caracterizam o potencial semiótico dos softwares de geometria dinâmica. O estudo conclui que, para uma incorporação efetiva dos recursos tecnológicos no planejamento das aulas de matemática, os professores precisam identificar previamente o potencial semiótico da ferramenta a ser utilizada. Deste modo, a formação de professores de matemática deve capacitar tal identificação.

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Publicado

2013-12-28

Como Citar

STORMOWSKI, V.; ALICE GRAVINA, M.; VALDENI DE LIMA, J. Tecnologia na aula de matemática: a importância do potencial semiótico. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44439. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44439. Acesso em: 30 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos