Ensino de algoritmos apoiado pelo uso de jogos digitais educativos

Autores

  • Marcelo de Souza CEAVI – UDESC
  • Eliana Vogel Jaeger CEAVI – UDESC
  • Brigiane Machado da Silva Cardoso CEAVI – UDESC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.44438

Palavras-chave:

Jogos, algoritmos, lúdico

Resumo

Atualmente se percebe uma crescente dificuldade no aprendizado de lógica de programação nos cursos superiores de computação. Para auxiliar na aprendizagem do tema, metodologias diferenciadas de ensino são estudadas. Uma metodologia que vem se apresentando eficaz e com bons resultados consiste na aplicação de soluções lúdicas de ensino. Com base nesse panorama, o presente trabalho apresenta o desenvolvimento e aplicação de um jogo na resolução de um algoritmo para um popular problema lógico. O jogo busca identificar os benefícios trazidos pela sua aplicação no aprendizado de conceitos de lógica de programação com uma turma de Algoritmos. Para isso, o jogo foi aplicado durante a construção de um algoritmo para o problema da travessia do rio. Como resultados, foi possível identificar a facilidade trazida pelo jogo na construção da solução, esclarecimento de aspectos do problema e a criação de um ambiente desafiador e estimulante para os acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-28

Como Citar

DE SOUZA, M.; VOGEL JAEGER, E.; MACHADO DA SILVA CARDOSO, B. Ensino de algoritmos apoiado pelo uso de jogos digitais educativos. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44438. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44438. Acesso em: 6 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos