RSKManager – Um Jogo para Apoiar o Ensino de Gerência de Riscos em Projetos de Software

Autores

  • Lauriana Paludo Mestrado em Computação Aplicada Universidade do Vale do Itajaí - Univali
  • André Luís Alice Raabe Mestrado em Computação Aplicada Programa de Pós Graduação em Educação Universidade do Vale do Itajaí - Univali
  • Fabiane Barreto Vavassori Benitti Universidade do Vale do Itajaí - Univali

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.44427

Palavras-chave:

jogo educativo, gerenciamento de riscos em projetos de software, ensino de gerenciamento de projetos de software

Resumo

O uso de jogos educacionais como complemento ao ensino pode promover a vivência de situações práticas do conhecimento abordado. Este artigo apresenta o jogo RSKManager desenvolvido para apoiar o ensino de Gerência de Riscos em Projetos de Software. O jogo simula o gerenciamento de um projeto de software envolvendo riscos de projeto, exercitando as atividades de identificação, análise, monitoramento e controle, planejamento e execução de respostas aos riscos do projeto. Foi elaborado um estudo sobre a efetividade do uso do jogo abordando tanto a capacidade de ensinar o conteúdo como a motivação de usá-lo como método de ensino. Os resultados demonstraram que o jogo tem potencial para auxiliar na aprendizagem de gerenciamento de riscos em projetos de software, contudo não houve comprovação estatística desses resultados nas avaliações realizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-28

Como Citar

PALUDO, L.; LUÍS ALICE RAABE, A.; BARRETO VAVASSORI BENITTI, F. RSKManager – Um Jogo para Apoiar o Ensino de Gerência de Riscos em Projetos de Software. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44427. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44427. Acesso em: 31 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos