Avaliação formativa das competências e habilidades: instrumentação para jogos digitais

Autores

  • Glauber Galvão de Araujo UFRN
  • Eduardo Henrique da Silva Aranha UFRN

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.44426

Palavras-chave:

avaliação formativa, jogos digitais, aprendizagem, método de avaliação

Resumo

O processo formativo necessita de avaliações contínuas e sistemáticas que reflitam o desenvolvimento individual do aluno durante o processo ensino-aprendizagem. A prática da avaliação formativa da aprendizagem tem dinâmicas que permitem observar o aluno e identificar deficiências no seu aprendizado durante o processo de ensino, ainda em tempo de executar ações de ajustes. Nesse sentido, este artigo apresenta, em forma de proposta conceitual, um processo sistêmico de instrumentação da avaliação formativa que explora competências e habilidades almejadas em planos de ensino, para implementação em ambientes computacionais de jogos digitais, com a finalidade de estimular o uso mais frequente dessa função da avaliação no cotidiano dos ambientes de aprendizagem, sejam eles presenciais ou virtuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-28

Como Citar

GALVÃO DE ARAUJO, G.; HENRIQUE DA SILVA ARANHA, E. Avaliação formativa das competências e habilidades: instrumentação para jogos digitais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44426. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44426. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos