Avaliação formativa das competências e habilidades: instrumentação para jogos digitais
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.44426Palavras-chave:
avaliação formativa, jogos digitais, aprendizagem, método de avaliaçãoResumo
O processo formativo necessita de avaliações contínuas e sistemáticas que reflitam o desenvolvimento individual do aluno durante o processo ensino-aprendizagem. A prática da avaliação formativa da aprendizagem tem dinâmicas que permitem observar o aluno e identificar deficiências no seu aprendizado durante o processo de ensino, ainda em tempo de executar ações de ajustes. Nesse sentido, este artigo apresenta, em forma de proposta conceitual, um processo sistêmico de instrumentação da avaliação formativa que explora competências e habilidades almejadas em planos de ensino, para implementação em ambientes computacionais de jogos digitais, com a finalidade de estimular o uso mais frequente dessa função da avaliação no cotidiano dos ambientes de aprendizagem, sejam eles presenciais ou virtuais.Downloads
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Publicado
2013-12-28
Como Citar
GALVÃO DE ARAUJO, G.; HENRIQUE DA SILVA ARANHA, E. Avaliação formativa das competências e habilidades: instrumentação para jogos digitais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44426. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44426. Acesso em: 29 mar. 2024.
Edição
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Artigos
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