A influência das TDIC na (re)configuração de Modelos de EaD tradicionais para Educação online

Autores

  • Selma dos Santos Rosa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.44420

Palavras-chave:

Modelos de EaD, Educação online, Educação a distância

Resumo

Esta pesquisa soma-se às que contribuem para Modelos Pedagógicos de Educação a Distância (EaD) de nível superior, com destaque a aspectos que corroboram a Educação online. Assim, o problema principal desta pesquisa consiste em analisar como as Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) (re)configuram Modelos pedagógicos de EaD tradicionais para a Educação online no ensino superior, tendo como ponto de referência do primeiro Modelo, três IES brasileiras e, do segundo, a UAb de Portugal. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, constituída por uma revisão bibliográfica e um estudo de caso coletivo. Utilizaram-se, como instrumentos de coleta de dados: entrevistas orais estruturadas, com questões abertas aplicadas a 39 docentes; dados dos projetos dos cursos das instituições brasileiras, do Modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta; e documentos legislativos. Constata-se que, nas instituições brasileiras participantes desta pesquisa, não há uma abordagem única para o uso das TDIC na EaD e que existem vários métodos híbridos (online e offline) ou puros (online). Entretanto, a partir do discurso dos docentes, pode-se aferir que o Modelo de EaD brasileiro (semipresencial) está cada vez mais sendo potencializado pelo Modelo online.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-28

Como Citar

DOS SANTOS ROSA, S. A influência das TDIC na (re)configuração de Modelos de EaD tradicionais para Educação online. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44420. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44420. Acesso em: 16 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos