Contribuições da formação de professores em cursos de graduação para o uso das TICs nas escolas
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.43655Palavras-chave:
práticas escolares, tecnologias da informação e comunicação, apropriação tecnológica e formação de professores.Resumo
Esta pesquisa qualitativa analisou o processo de apropriação tecnológica de professoras do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RME/PoA) que também eram alunas de um Curso de Graduação em Pedagogia-Licenciatura, na modalidade a distância, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD/UFRGS), e a contribuição desse processo para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em práticas nas escolas. A coleta de dados foi realizada mediante levantamentos de registros, depoimentos e reflexões nos ambientes virtuais do Curso, entrevistas e observações de atividades em laboratórios de informática nas escolas. Organizados em duas categorias de análise: Apropriação Tecnológica e Uso das tecnologias em práticas nas escolas. A análise dos dados baseou-se nos conceitos de construção do conhecimento de Jean Piaget e nos níveis de explicitações do modelo de redescrição representacional de Kamirloff-Smith (1995). Os resultados mostram que as experiências das professoras-alunas no curso, baseado no uso intensivo de TICs, proporciona condições para que se estabeleça um processo de apropriação tecnológica que repercute em diferentes formas de usos das tecnologias disponíveis nas escolas, bem como em mudanças graduais nas práticas escolares.Downloads
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Publicado
2013-11-14
Como Citar
TRINDADE, E. S. C. Contribuições da formação de professores em cursos de graduação para o uso das TICs nas escolas. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 2, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.43655. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/43655. Acesso em: 28 mar. 2024.
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Artigos
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