O processo autopoiético e a construção de aprendizagens de acadêmicos do curso de Pedagogia a distância da UFRGS a partir do portfólio de aprendizagens

Autores

  • Mauro Lorençatto IFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.43653

Palavras-chave:

processo autopoiético, autonarrativas de aprendizagens, educação a distância, PEAD.

Resumo

Este artigo busca compreender a complexidade da construção de aprendizagens de acadêmicos do curso de licenciatura em Pedagogia, modalidade de educação a distância, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD/UFRGS) a partir das autonarrativas dos portfólios de aprendizagens. Tem como objetivo geral identificar as perturbações e reconhecer as compensações autopoiéticas ao longo do percurso de aprendizagens de dois estudantes que representam dois perfis acadêmicos. A opção metodológica é a pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica e a investigação utiliza como fonte de dados as autonarrativas dos portfólios de aprendizagens dos acadêmicos. Ao final do estudo, apresentam-se as ilustrações das plasticidades dos percursos autopoiéticos pelos quais se pode concluir que quanto mais crítico-construtivas são as intervenções dos tutores de sede no processo de aprendizagens, mais frequentes é a geração de perturbações e a realização de compensações que alteram a estrutura cognitiva dos acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-11-14

Como Citar

LORENÇATTO, M. O processo autopoiético e a construção de aprendizagens de acadêmicos do curso de Pedagogia a distância da UFRGS a partir do portfólio de aprendizagens. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 2, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.43653. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/43653. Acesso em: 18 abr. 2024.