Portfólio de aprendizagem como espaço de construção do conhecimento

Autores

  • Maria del Carmen Cabrera Martins PPGDU – UFRGS
  • Liliana Maria Passerino PPGDU – UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.43651

Palavras-chave:

portfolio de aprendizagem, educação a distância, construção do conhecimento, mediação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o processo da construção e reconstrução de conhecimento no Portfólio de Aprendizagens, através dos registros onde os alunos descrevem suas reflexões, por meio da mediação das tutoras e professoras. Foram escolhidos três portfolios de uma mesma turma, presentes no contexto de um Curso de Pedagogia (PEAD)1, ministrado na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Este estudo partiu de uma concepção sócio histórica, com cunho qualitativo, evidenciando, na analise, diferentes formas de utilização do portfolio sendo a primeira forma aquela em que não há a retomada das aprendizagens por parte da aluna, a segunda forma aquela em que a retomada ocorre após os comentários das tutoras e a terceira aquela em que a retomada ocorre de forma autônoma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-11-14

Como Citar

MARTINS, M. del C. C.; PASSERINO, L. M. Portfólio de aprendizagem como espaço de construção do conhecimento. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 2, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.43651. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/43651. Acesso em: 18 abr. 2024.