SUJEITOS DO ENSINAR: QUEM ENSINA, A QUEM SE ENSINA, QUEM É ENSINADO E QUEM APRENDE

Autores

  • Lilian Schwab Gelatti UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.43650

Palavras-chave:

sujeitos, ensinar, aprender, modelo pedagógico, educação a distância.

Resumo

Partindo do pressuposto que o ensinar consiste em uma prática coletiva na qual se intenciona que alguém aprenda, este artigo buscou identificar os sujeitos do ensinar – quem ensina, a quem se ensina, quem é ensinado e quem aprende – no Curso de Licenciatura em Pedagogia a distância da UFRGS. Com essa finalidade, apresentou a análise de dados e os resultados de uma pesquisa de pós-graduação de caráter metodológico qualitativo, respectivos a quatro de suas categorias analíticas. Uma parcela significativa de alunos, tutores, professores e coordenadores do Curso se identificou como sujeitos que ensinam, que ensinam a alguém do Curso, que são ensinados e que aprendem no Curso. Resulta que a afirmação ou a negação da ação de ensinar esteve presente entre as racionalidades que embasaram propostas e práticas pedagógicas dos sujeitos do Curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-11-14

Como Citar

GELATTI, L. S. SUJEITOS DO ENSINAR: QUEM ENSINA, A QUEM SE ENSINA, QUEM É ENSINADO E QUEM APRENDE. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 2, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.43650. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/43650. Acesso em: 29 mar. 2024.