Cooperação e fomento do conhecimento: estudo de caso em ambiente digital de aprendizagem

Autores

  • Vanice dos Santos PPGEDU-UFRGS
  • Rosane Aragon FACED - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.43649

Palavras-chave:

ambientes digitais de aprendizagem, tutor e aluno, aprendizagem, cooperação, conhecimento.

Resumo

Apresentamos um estudo sobre as possibilidades da cooperação entre tutor e aluno, em um Curso de Graduação em Pedagogia, investigando se a cooperação incita para o conhecimento. Elencamos os princípios norteadores do Curso e as relações deste com a epistemologia genética piagetiana, sobretudo com os conceitos de aprendizagem e cooperação, tendo em vista o desenvolvimento da construção do conhecimento. Elegemos investigar a interação entre tutor e aluno em determinado ambiente digital de aprendizagem tanto pelas especificidades do ambiente quanto pela ocorrência da mediação pedagógica. Tendo como objetivo verificar as possibilidades da cooperação para o fomento do conhecimento, ao final deste estudo evidenciamos indícios de modos de cooperação entre tutor e aluno escritos nos comentários do webfólio educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-11-14

Como Citar

DOS SANTOS, V.; ARAGON, R. Cooperação e fomento do conhecimento: estudo de caso em ambiente digital de aprendizagem. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 2, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.43649. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/43649. Acesso em: 7 fev. 2023.