ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PARA A APRENDIZAGEM EM REDE NO CONTEXTO DO SEMINÁRIO INTEGRADOR

Autores

  • Crediné Silva de Menezes FACED – UFRGS
  • Rosane Aragón FACED – UFRGS
  • Mariangela Lenz Ziede PPGEDU – UFRGS
  • Simone Bicca Charczuk UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.43645

Palavras-chave:

Inovação Pedagógica, TDIC aplicada à Educação, Arquitetura Pedagógica, Educação a Distância, Aprendizagem em Rede.

Resumo

Aprender em rede requer, além da disponibilidade dos recursos, um interesse dos participantes na realização de diálogos descentrados, buscando a coordenação dos diversos pontos de vista com o objetivo de fazer emergir um nível mais qualificado de compreensão da temática em debate. A mera disponibilidade da tecnologia, por mais sofisticada que seja não basta. É fundamental que se estabeleça uma política de participação e que o grupo tenha interesse na avaliação cooperativa. Neste sentido, no desenvolvimento do Curso de Graduação – Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância e, mais especificamente, na interdisciplina Seminário Integrador, voltada para a formação do professor-pesquisador, usamos o conceito de arquiteturas pedagógicas para o desenvolvimento de propostas inovadoras com ênfase na aprendizagem em rede. Três destas propostas são apresentadas em conjuntos com as discussões sobre seus usos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-11-14

Como Citar

MENEZES, C. S. de; ARAGÓN, R.; ZIEDE, M. L.; CHARCZUK, S. B. ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PARA A APRENDIZAGEM EM REDE NO CONTEXTO DO SEMINÁRIO INTEGRADOR. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 2, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.43645. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/43645. Acesso em: 6 fev. 2023.