Rede de Formação e Desenvolvimento Profissional e Constituição de Comunidade: um diálogo sobre o percurso formativo inicial docente em educação a distância

Autores

  • Andriza Machado Becker UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.41710

Palavras-chave:

Rede de Formação e Desenvolvimento Profissional. Comunidade. Percurso Formativo. Formação de Professores. EAD.

Resumo

Na modalidade de Educação a Distância (EAD) desenvolvem-se relações didáticas, pedagógicas e interpessoais potencialmente propícias à formação de redes de formação e desenvolvimento profissional que, por sua vez, podem conduzir à constituição de comunidade. Remetendo-se ao percurso formativo inicial docente, como a trajetória de formação nos grupos que são significativos ao professor, enquanto pessoa/profissional, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa com os primeiros formandos do Curso de Letras/Espanhol e Literaturas EAD/UAB/UFSM. Neste estudo, identificou-se características de uma rede de formação e desenvolvimento profissional, especialmente no que tange à capacitação em formação para a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) ao ensino. Em relação à constituição de comunidade, não foi possível inferir indicadores solidificados. No entanto, há elementos significativos no percurso formativo que, se reforçados, podem despertar o pertencimento e engajamento a um grupo formativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-30

Como Citar

BECKER, A. M. Rede de Formação e Desenvolvimento Profissional e Constituição de Comunidade: um diálogo sobre o percurso formativo inicial docente em educação a distância. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41710. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41710. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos