Fórum: um espaço para a construção da Autonomia na Educação a Distância

Autores

  • Silvana Corbellini UFRGS
  • Luciane M. Corte Real UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.41704

Palavras-chave:

Epistemologia Genética, Educação a Distância, Educação Semipresencial, Autonomia.

Resumo

Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa em forma de estudo de caso, realizado em uma turma de graduação na modalidade semipresencial de cursos de Licenciatura em uma Universidade Federal. Investigaram-se as interações realizadas em seis fóruns no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), buscando um entendimento sobre a condução do processo de ensino-aprendizagem e os fatores que auxiliaram a fomentar a construção da autonomia do aluno. O referencial teórico que norteou o trabalho foi a Epistemologia Genética e autores atuais que estudam a Educação a Distância. Como resultados, aponta-se para a importância de propiciar espaços que possibilitam a interatividade entre os componentes e a atenção à mediação pedagógica, como um componente fundamental para auxiliar na passagem da heteronomia à autonomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-30

Como Citar

CORBELLINI, S.; REAL, L. M. C. Fórum: um espaço para a construção da Autonomia na Educação a Distância. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41704. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41704. Acesso em: 7 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos