Agrupamento Balanceado de Sujeitos a fim de Testar a Interface Gráfica de um Software de Geometria Interativa
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.41689Palavras-chave:
geometria interativa, teoria da carga cognitiva, interface gráfica do usuárioResumo
A interface é o principal mecanismo de comunicação entre o usuário e os recursos do sistema. No desenvolvimento de software educacional, projetos de interface de usuário elaborados apropriadamente podem minimizar o consumo da carga cognitiva dos usuários; assim, os usuários podem direcionar seus esforços para maximizar a compreensão dos conceitos de educação que estão sendo apresentados. Este artigo apresenta os resultados de um experimento no qual investigou-se como a gestão da memória de trabalho e o conhecimento anterior dos usuários, em informática e em geometria, podem influenciar no treinamento de usuários aprendendo a utilizar um software de geometria interativa. Foram aplicados três testes sobre conhecimentos específicos e realizado um experimento envolvendo sete estudantes de pós-graduação. Os resultados experimentais não indicaram diferenças significativas entre os alunos em relação aos escores obtidos nos testes.Downloads
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Publicado
2013-07-30
Como Citar
BORGES, S. de S.; REIS, H. M.; MORO, L. F. de S.; DURELLI, V. H. S.; ISOTANI, S. Agrupamento Balanceado de Sujeitos a fim de Testar a Interface Gráfica de um Software de Geometria Interativa. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41689. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41689. Acesso em: 25 mar. 2023.
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Artigos
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