DESIGN CENTRADO NO USUÁRIO: CRIANDO RECURSOS DIDÁTICOS PARA IDOSOS

Autores

  • Márcia B. de Sales Universidade Federal de Santa Catarina -
  • Selma Dos Santos Rosa UFSC
  • Sérgio A. A. de Freitas Universidade de Brasília - UnB
  • André Barros de Sales - Universidade de Brasília - UnB -

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.41656

Palavras-chave:

Idosos. Inclusão Digital. Design centrado no usuário. Acessibilidade.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar um relato de experiência da criação de recursos didáticos de informática básica para pessoas idosas. Nessa pesquisa, utilizou-se o design centrado no usuário objetivando torná-los mais acessíveis, precisos, concisos e inteligíveis para esses usuários. Este estudo envolveu a participação de 116 idosos, a maioria mulheres, com média de idade de 65 anos, apresentando escolaridade e classe social heterogêneas, todos concluintes do projeto de extensão "Oficinas de Informática para a Terceira Idade", entre 2008 a 2010, da Universidade Federal de Santa Catarina. Foram desenvolvidos dois recursos didáticos: um material didático impresso e duas videoaulas. Estes recursos didáticos foram avaliados pelo público-alvo por meio de questionários e com base em uma série de experimentos construídos em conjunto com estes usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-30

Como Citar

SALES, M. B. de; ROSA, S. D. S.; FREITAS, S. A. A. de; SALES, A. B. de. DESIGN CENTRADO NO USUÁRIO: CRIANDO RECURSOS DIDÁTICOS PARA IDOSOS. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41656. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41656. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos