UMA FERRAMENTA DE APOIO À ANÁLISE E AO ACOMPANHAMENTO DE PRÁTICAS INTERATIVAS COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.36460Palavras-chave:
ensino de matemática, análise comportamental, avaliação formativa, engenharia didáticaResumo
O cenário de dificuldade encontrado pelos alunos de disciplinas dematemática vem motivando a busca por estratégias capazes de mitigar o
insucesso e a evasão em diversos cursos universitários. A exemplo de outras áreas de conhecimento, ferramentas tecnológicas vêm sendo utilizadas nesse domínio com o objetivo de dar apoio ao processo de ensino e aprendizagem, restando ainda muitas lacunas a serem preenchidas. Contextualizado em turmas de primeiro e segundo anos de cursos de engenharia, podendo, entretanto, ser generalizado para outros ambientes, este trabalho apresenta uma ferramenta de acompanhamento e de análise associada a um ambiente virtual em que são disponibilizadas via Web listas de exercícios interativos que podem ser gerenciadas remotamente pelo professor. Características básicas do comportamento do aluno são rastreadas ao longo da resolução dos
exercícios, servindo de insumo para o diagnóstico de fatores que revelem suas eventuais dificuldades e limitações. O suporte oferecido por uma ferramenta desta natureza, associada a uma metodologia baseada na realimentação contínua do processo de avaliação, oferece ao professor uma oportunidade de reação, permitindo-o adaptar suas práticas didáticas em busca de melhores resultados de aprendizagem. A ferramenta foi utilizada em disciplinas de Cálculo Fundamental e Cálculo Vetorial no 1º semestre letivo de 2012, sendo os resultados e observações preliminares apresentados neste artigo.
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Publicado
2012-12-30
Como Citar
PEQUENO, P. A. L.; BARROSO, N. M. C.; SOARES, J. M.; FRANÇA, A. B. UMA FERRAMENTA DE APOIO À ANÁLISE E AO ACOMPANHAMENTO DE PRÁTICAS INTERATIVAS COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 3, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36460. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36460. Acesso em: 18 abr. 2024.
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Artigos
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