Facebook: um possível espaço digital de aprendizagem cooperativa da Matemática

Autores

  • Aline Silva De Bona UFRGS
  • Léa da Cruz Fagundes UFRGS
  • Marcus Vinicius de Azevedo Basso UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.36457

Palavras-chave:

Abstração Reflexionante, Problemas de Matemática, Rede Social.

Resumo

O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa-ação de doutoramento em Informática na Educação Matemática, que define espaço de aprendizagem digital da matemática, como exemplo a rede social Facebook, e aponta a aprendizagem cooperativa como uma forma de aprender a aprender matemática atrativa aos estudantes mediada pelas tecnologias digitais online. Tendo como referencial a Teoria do Jean Piaget para explicar a aprendizagem cooperativa e a forma de abstração reflexionante registrado no espaço digital. Um dos resultados desta pesquisa é a construção dos conceitos de matemática de forma cooperativa no Facebook por 24 estudantes do 2° ano do ensino médio integrado do IFRS - Campus Osório em 2012-1

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

BONA, A. S. D.; FAGUNDES, L. da C.; BASSO, M. V. de A. Facebook: um possível espaço digital de aprendizagem cooperativa da Matemática. RENOTE, Porto Alegre, v. 10, n. 3, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36457. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36457. Acesso em: 3 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos