Da geometria à álgebra: uma proposta de interpretação gráfica de retas com o GeoGebra

Autores

  • Raquel Marchetto IM/PPGEMAT/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.36456

Palavras-chave:

GeoGebra, Geometria Analítica, retas.

Resumo

Atualmente, a utilização de novas tecnologias em sala de aula vem se tornando cada vez mais necessária, uma vez que os alunos estão sedentos desse recurso para estarem preparados para a vida social e para o mundo do trabalho. O grande desafio do professor é tentar inserir essa nova metodologia de forma criativa e inovadora. Este artigo é um relato de experiência realizada com 16 alunos de uma turma de terceiro ano do Ensino Médio tendo como objetivo utilizar o software GeoGebra como recurso didático nas aulas de matemática para explanação acerca de conhecimentos sobre Geometria Analítica. O enfoque se deu especialmente no que diz respeito ao estudo de retas, visando à conversão do registro gráfico para o algébrico através da exploração de imagens criadas no software GeoGebra, tornando a aprendizagem significativa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

MARCHETTO, R. Da geometria à álgebra: uma proposta de interpretação gráfica de retas com o GeoGebra. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 3, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36456. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36456. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos