Concepção de ferramenta de apoio à correção de questões dissertativas com base na adaptação de algoritmos de comparação e busca textual combinados com técnicas de préprocessamento de textos

Autores

  • Ricardo L. F. de Ávila Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI) Universidade Federal do Ceará (UFC) – Fortaleza, CE – Brasil
  • José M. Soares Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI) Universidade Federal do Ceará (UFC) – Fortaleza, CE – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.36439

Palavras-chave:

algoritmos de comparação de frases, pré-processamento de textos, similaridade, radicalização

Resumo

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta de apoio para a correção de questões dissertativas em ambiente virtuais de aprendizagem, com a adaptação de algoritmos de comparação de frases
combinados com técnicas de pré-processamento de textos. Os testes realizados apontaram, no melhor caso, índices de similaridade de 71,42%. As questões que foram corrigidas como parcialmente corretas ou incorretas alcançaram 47,62% e 18,46%, respectivamente. Os resultados sugerem que, com a adição de novos mecanismos, como o uso de feedback com a apresentação de dicas para melhorar as respostas, o algoritmo pode ser utilizado como ferramenta de apoio na correção de questões dissertativas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

ÁVILA, R. L. F. de; SOARES, J. M. Concepção de ferramenta de apoio à correção de questões dissertativas com base na adaptação de algoritmos de comparação e busca textual combinados com técnicas de préprocessamento de textos. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 3, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36439. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36439. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos