Simulador para Introdução da Programação para Crianças e Análise da Aprendizagem com apoio da Neurociência
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.36428Palavras-chave:
simuladores para programação, método clínico de Piaget, memória explícita, neurociência.Resumo
A programação requer um alto nível de atenção, o que para os adultos já não é tarefa fácil. Para crianças, inseridas em um mundo virtual imagético, intuitivo e animado, a programação necessita ser introduzida seguindo estas características. Neste sentido, foi desenvolvido um simulador on-line interativo que permite às crianças o controle de motores e leds por programação. Inicialmente, as crianças utilizaram o kit físico, já que a manipulação de material concreto facilita o processo de abstraçãonecessário à programação. Em um segundo momento, foi introduzido o simulador, e, em ambos os casos, a interação foi satisfatória. O simulador traz como vantagem o seu uso por meio de uma interface web, possibilitando às crianças continuarem suas atividades extraclasses. Para realizar a análise da aprendizagem, duas etapas foram constituídas: a primeira foi referente à validação do simulador, bem como observação
do emprego da memória para coordenar a programação; na segunda, serão utilizados o Método Clínico de Piaget em comparação com a análise da evocação da memória explícita (coletada na primeira etapa), relacionada ao estudo da neurociência. Este artigo apresenta a primeira etapa do projeto.
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Publicado
2012-12-30
Como Citar
CRUZ, M. E. J. K. da; FROZZA, R.; MARQUES, S. G.; VIANA, R. R.; MOLZ, R. F.; REBELATTO, T. Simulador para Introdução da Programação para Crianças e Análise da Aprendizagem com apoio da Neurociência. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 3, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36428. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36428. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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