Personalização de Agentes Pedagógicos Animados

Autores

  • Elisa Boff Universidade de Caxias do Sul
  • Adriano Oliveski Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.36416

Palavras-chave:

Agentes Pedagógicos, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Personalidade

Resumo

Com a popularização das tecnologias que dão às instituições de ensino suporte à aprendizagem a distância, novas estratégias pedagógicas vêm sendo utilizadas para facilitar o processo de ensino aprendizagem de seus alunos. Este artigo traz a implementação de uma dessas estratégias pedagógicas: o uso de agentes pedagógicos animados para motivar a participação dos alunos em ambientes virtuais de aprendizagem. Para isso, o trabalho se embasou em ideias e teorias de diversas áreas do conhecimento, como artes, informática e psicologia. Este artigo tem o objetivo de apresentar um sistema para personalização de um agente pedagógico animado a fim de inserir o aluno no processo de criação do seu personagem. Este agente é dotado de personalidade, fazendo com que cada agente seja único, motivando o aluno na utilização e participação em um ambiente virtual de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

BOFF, E.; OLIVESKI, A. Personalização de Agentes Pedagógicos Animados. RENOTE, Porto Alegre, v. 10, n. 3, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36416. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36416. Acesso em: 24 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos